Com Toxina Botulínica

Tratamento de Hiperidrose

O tratamento de hiperidrose com toxina botulínica consiste no bloqueio do neurotransmissor que estimula a produção de suor. A hiperidrose axilar é a ocorrência de suor excessivo que traz constrangimento e incômodo aos seus portadores.

Por esse problema não ser tão conhecido é comum sua associação à falta de higiene e mau odor, o que causa desconforto social. No entanto, o suor excessivo não é obrigatoriamente acompanhado de mau cheiro e não pode ser controlado apenas com higienização.

A hiperidrose também pode ocorrer em outras partes do corpo, como mãos, pés e couro cabeludo. O suor excessivo não é considerado uma doença pois não gera complicações na saúde do indivíduo.

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas mediante estímulo cerebral enviado por um neurotransmissor chamado acetilcolina. A toxina botulínica age evitando que o nervo libere esse neurotransmissor, reduzindo assim a atividade das glândulas, que passam a produzir menos suor.

Toxina botulínica para o tratamento de hiperidrose
Uma das técnicas utilizadas para amenizar a hiperidrose axilar é a aplicação de toxina botulínica. A adoção de procedimentos não cirúrgicos ajuda a aliviar o desconforto da hiperidrose e possibilita tempo reduzido de recuperação quando comparado a cirurgia de simpatectomia. A substância age reduzindo a comunicação entre o sistema simpático e as glândulas sudoríparas, dificultando seu funcionamento e a produção de suor.

X