Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo humano. Sua principal função é preencher os espaços que existem entre as células da pele, proporcionando um aspecto firme, liso e elástico. Com o passar dos anos, inevitavelmente, a pele perde elasticidade levando ao surgimento de rugas de expressão.

Qual é a indicação do ácido hialurônico?

Com objetivo de amenizar as características do envelhecimento cutâneo, o ácido hialurônico (em sua forma industrializada) pode ser utilizado de maneira segura e pontual, para preenchimento de rugas e reposição da perda de volume. O ácido hialurônico pode ser indicado para aumento dos lábios, para preenchimento de rugas, depressões, sulcos – nasogeniano e labiogeniano (bigode chinês) – “pés de galinha” e “código de barras”, as pequenas rugas sobre o lábio superior.

Quanto tempo dura o preenchimento com ácido hialurônico?

O efeito do ácido hialurônico é natural e permanece por aproximadamente um ano, podendo haver variações para cada paciente. O procedimento não requer cortes e não deixa cicatrizes. A aplicação é feita com anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar e permite que o paciente acompanhe todo o procedimento e opine sobre as mudanças.

O que é preciso saber sobre o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico também é responsável pela hidratação da pele, manutenção da elasticidade e tonicidade, portanto com a diminuição da sua produção, esses benefícios são perdidos. Ele está no tecido conjuntivo, presente em aproximadamente 50% da nossa pele, e suas partículas podem ser encontradas no líquido sinovial das articulações, nos olhos, na matriz extracelular, cartilagem hialina, e em várias outras estruturas do corpo.

Pode ser produzido de forma industrial, a partir da fermentação de bactérias ou retirado de outros animais. Com isso, existem no mercado algumas opções de ácido hialurônico injetáveis, sob diversas concentrações e ligações entre as moléculas que o constitui. Esta característica é chamada de crosslink.

Quando se fala em permanência do ácido hialurônico no organismo, surgem divergências, porém, cada cadeia polimérica de ácido é exatamente igual em todas as espécies estudadas. Existe, no entanto, uma exceção, no caso das cadeias formadas a partir da proliferação bacteriana, que tendem a ser menores se comparadas às de origem animal.

As diversas cadeias dissacarídeas, quando conectadas entre si, formam uma longa cadeia linear que pode ser ligada, formando uma macromolécula com grande capacidade de reter água, mantendo a hidratação e elasticidade da pele. A durabilidade do ácido hialurônico no organismo depende, justamente, da ligação entre essas moléculas.

Existem diversos agentes químicos usados para fazer a ligação entre as cadeias de ácido hialurônico, os aprovados pelo FDA são três – BDDE (1,4 butanediol diglycidyl ether), DVS (divinyl sulfone) e BCDI (discarbodiimide), cada um com suas próprias características. É importante saber que os agentes devem ser removidos após este processo, pois podem ser tóxicos ao organismo.

A concentração do produto (MG/ml) é um fator importante a ser analizado, pois varia de acordo com a marca e o modelo. Esta concentração do ácido hialurônico pode ser tanto molecular crosslinked como não crosslinked. O ácido hialurônico livre é utilizado em vários produtos como lubrificantes, melhorando o fluxo do produto quando utilizado, mas não influencia no resultado final do volume, pois será reabsorvido rapidamente.

Algumas características a respeito dos diferentes tipos de ácido hialurônico:

Tamanho molecular:
Concentração de Ácido hialurônico (mg/ml);
Grau e técnica de crosslinking (BDDE – DVS – DEO);
Relação cross-linking, não crosslinking;
Tamanho das partículas do gel;
Quantidade de crosslinking.

Nível de hidratação do Ácido Hialurônico na Pele:

Rígido, elástico, duro, mole, cadeia grande ou pequena, capacidade de reter mais ou menos líquido, mais coeso ou não etc. É fato que cada marca e modelo do produto tem certas peculiaridades, o que leva a crer que não existe um modelo adequado para todos os procedimentos.

O tamanho das partículas de ácido hialurônico também é um componente importante, pois elas podem ser grandes ou pequenas, ou ainda variadas. Produtos com maiores moléculas e mais coesos, precisam de maior crosslinked molecular, pois precisam passar pelos orifícios pequenos das agulhas.

Mais sobre Ácido Hialurônico

O que é preenchimento de lábios com ácido hialurônico?
Como é o preenchimento de rugas?
Ácido Hialurônico antes da Bioplastia
X