Tratamento Lesões Superficiais

Terapia Fotodinâmica

Terapia fotodiâmica para tratamentos de acne, tumores basocelulares superficiais, manchas de sol (ceratoses actínicas), sardas, pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), verrugas, vermelhidão (rosácea) e envelhecimento provocado pela exposição solar.

Procedimento de terapia fotodinâmica é indicado para alguns tipos de câncer de pele, bem como, algumas lesões pré-malignas. Este tipo de terapia é considerada um procedimento dermatológico não cirúrgico, aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), e que não necessita de sedação do paciente para ser realizado.

A terapia fotodinâmica é uma reação química ativada por luz usada para destruição seletiva de um tecido a partir da aplicação de agente fotossensibilizante no tecido-alvo. O tratamento é realizado com MAL (Metil Amino-levulinato) ou ALA (Ácido Amino Levulínico), de acordo com o problema a ser tratado. As fontes de luz utilizadas para a terapia fotodinâmica devem emitir comprimentos de onda no espectro de absorção do fotossensibilizante escolhido, podendo variar entre laser, LED ou Luz Intensa Pulsada.

A terapia fotodinâmica é indicada para o tratamento de lesões superficiais, múltiplas, disseminadas e para pacientes imunossuprimidos. Entre as aplicações mais comuns estão a redução do fotoenvelhecimento, acne, hidrosadenite, esclerodermia, psoríase, verrugas, fungo nas unhas, leishmaniose, entre outras.

O tratamento consiste em duas etapas. Administração do agente fotossensibilizante por via tópica ou sistêmica e exposição à luz. O fotossensibilizador facilita a absorção da luz pela célula, ativando a transferência de energia ao oxigênio molecular e gerando espécies reativas de oxigênio que promovem estresse oxidativo em lipídios, aminoácidos e proteínas, danificando as membranas plasmáticas e as organelas celulares, incluindo as mitocôndrias, que sofrerão a inibição do transporte de suas enzimas, o que dificulta a respiração celular e provoca necrose e consequente apoptose, morte celular.

X