Criolipólise

A criolipólise é um tratamento não invasivo que, por meio do resfriamento intenso de determinadas regiões do corpo, possibilita o rompimento de células adiposas para que sejam, posteriormente, eliminadas naturalmente pelo sistema linfático do paciente.

A gordura localizada surge por questões hormonais na região abdominal masculina e nos quadris femininos. Depois de armazenada pelo organismo, essa gordura passa a ser de difícil eliminação, mesmo com dieta equilibrada e exercícios regulares, por isso, também é chamada de gordura resistente.

A tecnologia para criolipólise foi desenvolvida na Europa como forma de atuar na gordura localizada, também chamada de gordura resistente. Sua atuação se dá principalmente nas regiões do culote, queixo, abdômen, braços, partes inferior e superior das costas, flancos, área acima dos joelhos e parte interna das coxas.

O que acontece na Criolipólise?

A tecnologia de Criolipólise funciona através de uma ponteira que seleciona o excesso de gordura e congela essa camada a -8°C. Todo esse resfriamento provoca a morte celular, enrijecimento e fragmentação do tecido adiposo em pequenas partículas que serão posteriormente fagocitadas e eliminadas pelo sistema linfático.

O procedimento de criolipólise dói?

Durante a primeira etapa o paciente sente um leve desconforto, como um beliscão, que é rapidamente aliviado pelas propriedades anestésicas do frio. Cada sessão dura cerca de uma hora, deixando uma região saliente e enrijecida, que deve retornar ao normal após breve massagem.

A eliminação da gordura localizada é acelerada por uma rotina de exercícios e dieta. A criolipólise em Porto Alegre precisa ser acompanhada por um profissional experiente, fisioterapeuta ou esteticista, para correta configuração do aparelho.

A criolipólise é indicada para tratamento da papada?

A gordura localizada abaixo do queixo aumenta o peso sobre a pele que tende a ceder gerando a papada. Essa formação, também chamada de queixo duplo ou papada, pode ser reduzida com a ajuda da criolipólise. Ao quebrar as células adiposas do local, o peso sobre a pele diminui e a papada pode regredir.

Antes e depois da criolipólise:

Entre as contraindicações da criolipólise, estão formações cutâneas inferiores a 2 cm ou menores de 18 anos. A realização da criolipólise depende de avaliação médica presencial. Durante a consulta, o médico irá analisar o aspecto físico e o histórico clínico do paciente, deixando claro o que esperar do tratamento. Caso a criolipólise seja indicada e houver disponibilidade na agenda é possível realizar o procedimento no mesmo dia.

Qual o resultado esperado no tratamento com criolipólise?

Resultado da criolipólise é a modelação do contorno corporal. Entre as possibilidades do tratamento está a redução de medidas da barriga, culotes, quadril, coxas, costas, braços e papada. No entanto, a criolipólise dificilmente provocará alguma mudança visível na balança, sendo um procedimento destinado muito mais a quem precisa perder gordura localizada do que para quem deseja perder peso.

 

Quais as indicações após o procedimento de criolipólise?

As recomendações pós criolipólise envolvem dieta equilibrada e exercícios regulares. Por ser um procedimento não invasivo, não há necessidade de repouso ou restrição a alguma atividade. No entanto, o tratamento de gordura localizada com criolipólise não é definitivo, portanto, é preciso adotar uma rotina saudável para preservar as novas medidas. A criolipólise dificilmente requer mais de uma sessão, podendo ser realizada novamente se o paciente voltar a apresentar gordura localizada.

Quais os riscos da Criolipólise?

A queimadura por excesso de frio é um risco da criolipólise quando o procedimento não é acompanhado por profissionais experientes e realizado com equipamento sem certificação. Por isso a Clínica Leger Porto Alegre utiliza um aparelho de criolipólise registrado na ANVISA sob o número 10343659003. Procedimentos similares com menor custo podem utilizar equipamento sem registro e provocar queimaduras por frio excessivo e outras complicações.

O que dizem os médicos sobre congelar gordura?

A professora de dermatologia do centro médico da Universidade de Nova Iorque, Dra. Yoon-Soo Cindy Bae, descreve a sensação do tratamento de criolipólise: “nós colocamos um gel frio na área a ser tratada antes de posicionar o aparelho, que suga gentilmente o tecido, resfriando-o como se fosse um picolé. Quando nós colocamos o gel, o paciente diz, ‘ah, isso é gelado’, mas eles se acostumam”. Mas a médica alerta: “alguns pacientes pensam que ele vai resolver todos os problemas de peso ou que eles não precisarão fazer exercícios. Mas isso é para gordura localizada resistente” – diz Cindy Bae.

Quanto custa a criolipólise?

O valor da criolipólise em Porto Alegre depende da marca do aparelho utilizado, da experiência do profissional que realiza o procedimento, da infraestrutura da clínica e da avaliação médica. Fatores como equipamento aprovado pela Anvisa, procedimento realizado por fisioterapeuta ou esteticista, padrão ISO 9001:2008 e a possível indicação de tratamentos complementares, podem modificar o preço da criolipólise. Além disso, o conselho de medicina proíbe a divulgação de valores antes da avaliação médica, contudo, é possível saber a média dos preços praticados entrando em contato conosco.

Onde encontrar criolipólise?

O procedimento de criolipólise pode ser realizado na Clínica Leger Porto Alegre com equipamento aprovado pela Anvisa. É obrigatório comparecer a consulta médica presencial para avaliação das condições físicas e do histórico clínico do paciente. Durante a conversa o médico poderá indicar ou não a criolipólise, bem como, sugerir procedimentos alternativos ou complementares. Conforme disponibilidade de agenda a criolipólise pode ser realizada no mesmo dia da consulta, sendo o valor da consulta descontado do preço do tratamento.

Veja onde encontrar Criolipólise em Porto Alegre.

X