Tratamento do Bruxismo

Distúrbios do Sono

Uma alternativa de tratamento utilizada para amenizar distúrbios do sono, como o bruxismo, é a aplicação de toxina botulínica. A substância é aplicada na área onde os músculos masseter e temporal estão localizados.

Esses músculos são os principais responsáveis pela mastigação e, quando aplicada a toxina botulínica nesse local, ocorre o relaxamento dos mesmos, diminuindo a força e, consequentemente, a contração, podendo proporcionar, assim, uma melhor noite de sono. A duração do efeito varia de quatro a seis meses após a aplicação.

Os distúrbios do sono são muito comuns na população, principalmente aqueles influenciados pelo estresse e ansiedade. Um desses distúrbios é o bruxismo, que dentre os males, pode fazer com que a noite mal dormida se transforme em tonturas, náuseas, esquecimento, gerando ainda mais estresse.

Tratamento para bruxismo com toxina botulínica
O bruxismo é o ato de ranger, apertar, comprimir ou simplesmente encostar os dentes. Pode acontecer durante o dia, conhecido como bruxismo de vigília, ou durante a noite, conhecido como bruxismo do sono. O bruxismo de vigília é influenciado por alguns fatores, como algumas doenças, tais como coma, gastrite, Parkinson, ou até mesmo ansiedade. Já o bruxismo do sono não possui nenhuma causa aparente, sendo um ranger de dentes involuntário, além de integrar um dos distúrbios do sono.

As consequências variam entre desgastes dentários, danos às restaurações, próteses, perdas de implantes dentários, lesões na língua e/ou bochecha, fadiga na musculatura da face e rigidez na face ao acordar. Além de tudo isso, dificulta o sono do paciente, também dificultando a saúde do paciente em vários aspectos.

Existem algumas soluções para o problema do bruxismo conhecidos há bastante tempo. As chamadas placas para bruxismo, que são placas de acrílico que tem como objetivo proteger dentes, língua e bochechas. No entanto, mesmo que associadas há outros medicamentos e tratamentos auxiliares, as placas não resolvem todos os casos. É nesses casos de bruxismo que a toxina botulínica pode ser usada como alternativa.

X