Tratamento de Manchas na Pele

O que é Melasma?

Melasma são manchas na pele que aparecem na região da testa, buço, nariz, lábio superior e maçãs do rosto. Geralmente, apresentam coloração escura ou acastanhada, e podem se manifestar também nos braços, colo e pescoço, por serem áreas com alto índice de exposição ao sol.

A causa específica para o aparecimento do Melasma ainda não foi descoberto, mas acredita-se que os fatores genéticos relacionados ao uso de anticoncepcionais e a gestação agravados pela exposição ao sol em excesso, sejam algumas das causas. Tem se verificado, entretanto, uma maior incidência em mulheres de pele morena.

Estas manchas são definidas de acordo com a profundidade em que se encontram na pele. Podem ser classificadas em três tipos: epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.

Assim que você note alguma mancha diferente, um dermatologista deve ser procurado para que o tratamento inicie o quanto antes. O uso constante do protetor solar deve ser indispensável.

Tratamento para Melasma:

Infelizmente, não existe um tratamento específico para o combate ao Melasma. Novamente, o uso de proteção solar é uma ação de extrema importância. Posteriormente, a atividade dos melanócitos (responsáveis pela formação da melanina que da o pigmento das manchas) deve ser inibida, assim como a síntese da melanina. A partir daí, a melanina da mancha é removida e os grânulos de melanina são destruídos.

Peeling:

Este procedimento promove a renovação da pele por meio da esfoliação, que ajuda a eliminar a melanina.

Laser CO2 fracionado:

Tratamento com laser CO2 fracionado promove, através do calor, o estímulo da produção de colágeno. Esse processo promove a formação de um novo tecido, atuando também em manchas na pele, como o Melasma.

X