Depilação a Laser

Laser de Diodo

A depilação a laser é o procedimento específico para a remoção permanente dos pelos. O termo permanente se deve ao fato de após a retirada do pelo a tecnologia a laser tem a propriedade de inibir a formação de novos pelos ou pelos encravados.

Laser de Diodo: tecnologia para depilação a laser permanente

A tecnologia de laser de diodo é uma técnica comumente usada na depilação a laser. Ela utiliza lasers de diodo para direcionar um feixe de luz altamente concentrado na raiz dos pelos, com o objetivo de danificar os folículos pilosos e inibir o crescimento futuro dos pelos.

O laser de diodo emite um comprimento de onda específico de luz, geralmente na faixa de 800 a 810 nanômetros, que é absorvido pelo pigmento melanina presente nos pelos. A melanina converte a luz em calor, que é então transmitido para o folículo piloso. Esse aquecimento seletivo danifica as estruturas responsáveis pelo crescimento do pelo, enfraquecendo-as.

Quanto mais escuros forem os pelos, mais eficazes serão os resultados, já que o laser age no pigmento. A partir do primeiro ano, novos pelos poderão começar a nascer, normalmente, mais finos e esparsos. Se necessário o paciente pode optar por realizar sessões de manutenção.

A depilação a laser também é recomendada quando os pelos estão em sua fase de crescimento, por isso, são recomendadas em média cerca de seis sessões. O tratamento pode ser realizado em todos os tipos de pele, inclusive bronzeadas e negras, desde que ajustada a potência do laser para evitar queimaduras em função da maior quantidade de melanina na pele, o que pode ocasionar um número maior de aplicações.

Esses e outros detalhes serão definidos no momento da consulta presencial com o médico, que poderá indicar ou não o tratamento, conforme avaliação física. O intervalo entre cada sessão varia entre 30 e 45 dias.

Para iniciar o procedimento de depilação a laser é necessário que os pelos tenham sido raspados por gilete ou creme depilatório, nunca com cera ou pinça, pois estes métodos removem a raiz, que é fundamental para ação do laser. Após as aplicações o paciente pode voltar às suas atividades rotineiras, sendo indicado evitar a exposição ao sol para evitar manchas, uma vez que a pele estará mais sensível em função do laser.

X