Tipos de tratamento para flacidez da pele e lifting facial

O tratamento para flacidez da pele pode ser realizado com cirurgia plástica, peeling químico ou com lifting facial sem cirurgia, incluindo laser CO2 Fracionado, preenchimento, fio silhouette, ultrassom microfocado ou radiofrequência. O lifting facial pode ajudar a levantar as sobrancelhas, as maçãs do rosto, as bochechas, reduzir rugas da testa, ao redor dos olhos e sulcos profundos do rosto como o bigode chinês e as linhas de marionete, contribuindo para o rejuvenescimento facial; além de diminuir a papada, o papo do queixo duplo, e minimizar a flacidez do pescoço. Com cirurgia plástica, drenagem linfática ou radiofrequência e infravermelho é possível ainda reduzir a flacidez da barriga e dos braços.

A flacidez da pele é um processo natural ocasionado principalmente pela diminuição de colágeno, fibra de sustentação da pele que tem sua produção reduzida gradualmente pelo corpo a partir dos 30 anos. Sem essa proteína o tecido cede ao peso das camadas subcutâneas de músculo e gordura, o que torna a aparência mais cansada. Além disso, fatores como má alimentação, falta de exercício, desidratação, excesso de sol e até mesmo poluição estão entre as causas da flacidez e do envelhecimento precoce.

Os procedimentos para tratamento da flacidez da pele podem ser invasivos, realizados em hospital, com corte, sutura, repouso e cicatriz; minimamente invasivos, realizados no consultório com agulhas, sem cicatriz e com tempo de recuperação reduzido; ou não invasivos, realizados com aparelhos de ultrassom microfocado, radiofrequência, radiofrequência com infravermelho ou drenagem linfática, sem qualquer sangramento e com retorno imediato às atividades.

Conheça os diferentes tratamentos para flacidez e lifting facial, nossos médicos ajudarão a guiar você nessa escolha, podendo inclusive combinar procedimentos para uma aparência mais harmônica e natural.

Tratamentos invasivos para flacidez

Cirurgia plástica de lifting facial

O lifting facial cirúrgico está entre os procedimentos mais eficazes para reduzir a flacidez e minimizar rugas, no entanto, sua realização demanda uma série de cuidados que podem atrapalhar a rotina, sendo recomendado apenas para pessoas com mais de 50 anos e que nunca tiveram cuidados especiais com a pele.

A cirurgia plástica de lifting facial, também chamada de ritidoplastia, é realizada através de uma incisão de seis a oito centímetros no limite entre o couro cabeludo e a testa. Através do corte serão rearrajandos os músculos, podendo haver remoção de algumas partes deles, assim como de porções da camada de gordura e da própria pele, afim de reposicionar as estruturas e mantê-las tracionadas, minimizando consideravelmente a flacidez.

O lifting facial do terço inferior, que inclui a papada, é realizado com um corte logo abaixo do queixo, enquanto o procedimento para levantar as maçãs do rosto, bochechas e reduzir o bigode chinês, precisa de uma incisão na pálpebra inferior. A plástica para reduzir flacidez deixa cicatrizes discretas e demanda repouso mínimo de duas semanas, mas na maioria dos casos não requer internação.

Plástica nas sobrancelhas reduz flacidez das pálpebras

A blefaroplastia, plástica para reduzir a flacidez das pálpebras levantando as sobrancelhas, é um procedimento que geralmente está incluso no lifting facial, mas que também pode ser realizado de forma independente. Destinado tanto às pálpebras superiores quanto inferiores, o tratamento é feito com anestesia local, muitas vezes sem sedação, e com a realização de pequenos cortes que possibilitarão a remoção do excesso de músculo, gordura e pele, reposicionando a estrutura e diminuindo a flacidez.

Cirurgia plástica para minimizar flacidez na barriga

A flacidez na barriga pode ser minimizada com a cirurgia plástica de abdominoplastia que também permite a redução de gordura localizada. O procedimento é realizado a partir da remoção do excesso de pele e da gordura acumulada através de uma incisão transversal na linha pubiana. O procedimento requer cerca de 24 horas de recuperação hospitalar e repouso de 15 dias em casa.

Tratamentos minimamente invasivos para flacidez

Fio Silhouette

A flacidez do rosto pode ser minimizada com lifting facial sem cirurgia com fio silhouette. O produto composto de fios de ácido polilático é aplicado sob a pele produzindo pontos de sustentação que reposicionam o tecido e passam a exercer a função do colágeno ao segurar o peso dos músculos e da gordura, o que ajuda a disfarçar a flacidez. O fio silhouette também pode contribuir para redução da queixo duplo através do lifting no pescoço. A aplicação dos fios de sustentação possibilita o tratamento da papada sem cirurgia.

O fio silhouette é inserido na camada subcutânea com a ajuda de agulhas, o que produz um sangramento mínimo e cicatriz reduzida, se houver. A aplicação é feita pelo médico, no próprio consultório e o paciente pode retornar a rotina no mesmo dia com mínimas restrições.

Peeling químico

O peeling químico é um procedimento quase tão efetivo quanto a cirurgia plástica e exige cuidados semelhantes. Sua ação remove duas das três camadas da pele, estimulando a renovação e a sintetização de um novo tecido, mais uniforme e rico em colágeno. Apesar de ser realizado com uma fórmula atenuada de fenol, o tratamento requer de sete a dez dias de repouso. A esfoliação profunda da pele é realizada no próprio consultório com anestesia local e eventual sedação.

Laser CO2 fracionado

O rejuvenescimento facial com laser CO2 fracionado acontece através da vaporização das células de água, que remove a camada superficial da pele enquanto age de forma seletiva na remoção de manchas. Ao invés de um feixe contínuo, a ação fracionada do laser deixa pontos da pele intactos para acelerar a produção do novo tecido.

X