A celulite é caracterizada por irregularidades na pele, na forma de ondulações que aparecem no corpo em razão da à má alimentação, como as dietas hipercalóricas, hiperlipídicas, insuficiente em proteínas, fibras, líquidos, sais minerais, podendo ser, também, influenciada por herança genética.
A celulite em seu estágio mais grave é conhecida popularmente como "casca de laranja", felizmente, existem diversos tratamentos que podem amenizar e, em alguns casos, até mesmo eliminar as celulites. Entre eles está a Goldincision, tratamento que combina mais de um procedimento no combate a celulite em estágio grave. Veja a seguir:
Radiofrequência associada:O procedimento para o tratamento da celulite associa três tecnologias aplicadas ao mesmo tempo, tais como infravermelho, radiofrequência e sucção pneumática com vibração associada, que estimulam a síntese de colágeno e a elastina, objetivando a firmeza à pele.
O aparelho utiliza altas temperaturas, entre 40 e 42 graus, que atuam no tecido, diminuindo a intensidade da celulite e deixando a pele mais firme.
Por meio das ondas eletromagnéticas emitidas pelo equipamento, ocorrem oscilações das moléculas de água, que transformam a energia eletromagnética em energia térmica (calor), formando um novo colágeno.
O equipamento possui duas ponteiras, uma apropriada para tratamentos nas partes superficiais da pele, como a flacidez, e uma outra para os tratamentos das partes mais profundas da pele. O tratamento para celulite não é doloroso e pode ser feito em qualquer tipo de pele, podendo apresentar uma leve vermelhidão, que sumirá em pouco tempo.
Drenagem linfática manual: A drenagem linfática manual é uma técnica realizada por fisioterapeutas, por uma série de movimentos precisos e circulares, direcionadas aos gânglios linfáticos.
A atuação deste tratamento estimula a circulação nos vasos linfáticos, acelerando a absorção de líquidos em razão da ativação dos mecanismos responsáveis pelos movimentos involuntários.
A drenagem linfática favorece, ainda, a regeneração dos tecidos, pois elimina o edema intersticial causador da diminuição do ritmo da microcirculação. Aumenta também a produção de linfócitos, que regenera os tecidos. As sessões de drenagem corporal duram em média 50 minutos a 1 hora.
Eletroestimulação: Através de correntes elétricas com pares de eletrodos positivos e negativos, a eletroestimulação age por meio de contrações locais repetidas. O aparelho é programado de forma diferente para cada tipo de tratamento, variando a intensidade da contração de acordo com a tolerância de cada paciente.
Sua ação no organismo estimula a circulação sanguínea, atua na oxigenação celular, queima calorias, pode amenizar o grau da celulite, uma vez que elimina algumas toxinas.
Ultrassom: O ultrassom são ondas sonoras que, no tratamento para celulite, ajudam na quebra de fibroses acumuladas no tecido conjuntivo dérmico (micromassagem celular). O resultado é visto na circulação local e reorganização das fibras, que ficaram espalhadas no processo de "formação" da celulite.
O tratamento para celulite com ultrassom estimula o aumento da permeabilidade da membrana celular, a vasodilatação, o aumento do fluxo sanguíneo em função da vasodilatação, o aumento das atividades dos fibroblastos. O procedimento tem duração de, em média, 30 a 50 minutos.
Subcisão: A subcisão é o tratamento indicado para celulites de grau quatro, realizada com anestesia local. Aqui, o médico utiliza uma agulha especial "bisturizada", por meio de movimentos de "vai e vem" que rompem as fibras formadoras do "furinho" da celulite, soltando a pele do local.
O procedimento não gera marcas, podendo ocorrer hematomas, que devem sumir dentro de duas a três semanas após o tratamento da celulite. A sessão tem duração de, em média, 30 a 45 minutos.
Veja mais sobre Radiofrequência em Porto Alegre.