Tratamento para hiperidrose. O quadro de hiperidrose pode ser tratada por meio de procedimentos cirúrgicos, como a simpatectomia transtorácica, excisão das glândulas sudoríparas axilares e liposucção. Porém, em pacientes que não querem se submeter a uma cirurgia, e nem mesmo a procedimentos minimamente invasivos como injeções de toxina botulínica, utilizamos a recente tecnologia de micro-ondas. Um aparelho aplica energia eletromagnética sobre a pele atrofiando as glândulas sudoríparas e impedindo que elas voltem a produzir suor enquanto mantém a superfície da pele refrigerada. O tratamento de hiperidrose axilar com micro-ondas é permanente.
As pessoas que apresentam a hiperidrose começam a suar sem causas evidentes, principalmente nas axilas, mãos e pés, podendo aparecer também no rosto, sob as mamas e no couro cabeludo, pois essas partes do corpo contém maior número de glândulas sudoríparas. A hiperidrose pode estar relacionado a características genéticas e a fatores emocionais e psicológicos. Contudo, o suor excessivo axilar não está ligado às altas temperaturas ou ao mau cheiro. A bromidrose, fenômeno que causa a acumulação de bactérias na gordura eliminada junto ao suor, atinge até mesmo quem não sofre com a hiperidrose axilar.
A produção de suor tem ligação direta com o controle da temperatura do organismo, regulada pelo sistema nervoso simpático. O suor excessivo é provocado pela hiperatividade das glândulas sudoríparas caracterizando o quadro de hiperidrose, que pode aparecer na infância, adolescência ou na idade adulta. Atualmente a tecnologia de micro-ondas desenvolvida nos EUA tem ação permanente sobre a hiperidrose axilar.
A tecnologia de micro-ondas só pode ser utilizada contra hiperidrose axilar, para hiperidrose palmoplantar a toxina botulínica continua sendo o tratamento mais prático. Pois essa toxina, muito utilizada em rugas, tem a propriedade de bloquear diretamente o estímulo do suor junto às glândulas, diminuindo por um período de quatro (4) a seis (6) meses a produção de suor.
* O tratamento com micro-ondas está disponível apenas nas unidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Consulte sobre tratamento para hiperidrose com toxina botulínica em Porto Alegre.
Leia também: Hiperidrose nas mãos e pés
Hiperidrose no couro cabeludo
Hiperidrose na cabeça
Hiperidrose axilar