bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 14h.

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação empresa CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Tratamento para hiperidrose nas mãos e pés

Hiperidrose ou síndrome do suor excessivo é uma desregulação do sistema nervoso simpático que promove a hiperatividade das glândulas sudoríparas para além da necessidade de termorregulação. A maior incidência de hiperidrose acontece nas mãos e pés, podendo ser tratada com toxina botulínica; em segundo lugar estão as axilas, sendo tratadas com micro-ondas; e em terceiro a cabeça, onde pode ser reduzida com toxina aplicada por neurocirurgião.

A toxina botulínica é muito conhecida por sua aplicação na redução de rugas, no entanto, ela pode ser utilizada para diversos fins na medicina, entre eles o controle da hiperidrose. O produto age bloqueando a ação do neurotransmissor acetilcolina, impedindo assim que as glândulas sudoríparas recebam a ordem do cérebro de produzir suor.

Existem ainda os tratamentos tópicos feitos com pomadas à base de metenamina, príncipio ativo dos remédios utilizados para infecção urinária. Assim como os anticolinérgicos, remédios de uso oral à base de oxibutinina, succinato de solifenacina ou glicopirrolato para tratamento da incontinência urinária, as pomadas tem como efeito colateral a diminuição dos fluídos corporais, incluindo redução da saliva, lubrificação ocular e redução do suor. Não é recomendável buscar como efeito primário os efeitos colaterais dproduzidos pelos medicamentos, uma vez que não foram sua utilização para esse fim não foi aprovada pela Anvisa.

Outra alternativa para o tratamento da hiperidrose nas mãos e nos pés é a iontoforese. Apesar de aprovada pela agência de saúde norte-americana, é bom lembrar que este tratamento pode ocasionar rachaduras e bolhas na pele. Quando indicada, é fundamental que seja supervisionada por um médico experiente para que a intensidade da corrente elétrica possa ser controlada com segurança.

A opção mais antiga para tratamento do suor excessivo nas mãos e nos pés é a simpatectomia, uma cirurgia que desconecta parte do sistema nervoso simpático para tentar controlar a hiperidrose. No entanto, além da sudorese compensatória este tratamento inclui todos os riscos de uma cirurgia, bem como cuidados especiais antes e depois do procedimento, incluindo internação e afastamento da rotina.

O efeito da toxina botulínica não é definitivo, mas o intervalo entre as aplicações tende a ficar maior à medida que as glândulas "entendem" que não devem mais funcionar. A aplicação é feita pelo médico no próprio consultório com anestesia local em cerca de uma hora e permite o retorno às atividades no mesmo dia. Uma avaliação presencial deve ser marcada para verificar se o paciente está apto ao tratamento e uma consulta de revisão deve ser agendada na semana seguinte ao procedimento para realizar o acompanhamento.

Leia também: Hiperidrose couro cabeludo
Hiperidrose crânio facial
Hiperidrose axilar
Hiperidrose axilar sem cirurgia


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife