bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 14h.

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação empresa CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Você sofre de ansiedade?

Ansiedade é um estado de tensão que pode gerar tanto comportamentos compulsivos como respostas fisiológicas perturbadoras da rotina. Nos casos mais graves a ansiedade pode evoluir para transtorno do pânico, o que inclui medo de sair de casa e crises com sudorese intensa e medo de morrer.

O tratamento da ansiedade parte da terapia cognitivo-comportamental (TCC), que tenta modificar padrões de pensamentos e comportamentos associados. Na maioria dos casos uma pessoa ansiosa tem um medo inexplicável e algo que ainda não aconteceu. O tratamento com TCC treina o cérebro para evitar ou substituir esses pensamentos por outros mais otimistas e calcados na realidade.

momento relaxante de barco na beira da praia com por do sol para tratamento da ansiedade

A incerteza é um dos principais traços da ansiedade. Quem sofre do problema tende a ser mais organizado e a desejar que os outros também sejam assim. A demora para definir compromissos e a dificuldade de estabelecer prioridades aumenta os níveis de incerteza e a ansiedade. Com isso vem a frustração com a demora na concretização de tarefas e a perda de controle da situação, o que contribui para o stress, uma forma mais avançada da ansiedade.

Os prejuízos da ansiedade para rotina

Na maioria das vezes sentir-se apreensivo frente a alguma situação é útil e até saudável. Biologicamente a ansiedade é uma resposta do sistema nervoso que prepara nosso corpo para situações adversas, como um primeiro encontro por exemplo. Entre os sintomas da ansiedade estão suor excessivo, aceleração dos batimentos cardíacos, diminuição das atividades intestinais, entre outros. Tudo considerado normal enquanto não impedir a realização de atividades de rotina, como falar com estranhos para pedir informação ou apresentar um trabalho em público.

De forma geral, a pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. No primeiro o caso o problema pode ser diagnosticado com exames laboratoriais como dosagem de cortisol, alterações da glicemia ou nos hormônios sexuais. Quando os sintomas são esporádicos e agudos podem caracterizar síndrome de pânico.

Outra forma de tratamento da ansiedade é expor o paciente gradualmente aos seus medos. Quem tem fobia de falar em público, por exemplo, será incentivado a interagir com pequenos grupos de pessoas e a acreditar no seu potencial de driblar o constragimento e confiar em si mesmo. O processo é lento e gradual, objetivando sempre a busca por mais segurança, de forma a aliviar as incertezas e aprender a reagir frente a decepção. Para agendar sua avaliação entre em contato conosco pelo formulário abaixo:


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife