bioplastia

IN ES BR

Central de Atendimento

AGENDAR CONSULTA

De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábado, das 9h às 14h.

Certificações

Certificação CNPQ
Certificação empresa CNPq.

Receber Notícias

E-mail:
Nome:

Síndrome metabólica

Síndrome metabólica é a dificuldade de assimilação de alguns nutrientes em função da resistência à insulina. A insulina é o hormônio responsável por facilitar a entrada da glicose no interior das células. Um dos fatores que pode causar dificuldade à ação do hormônio é o excesso de gordura que reveste a célula. Quando a insulina não consegue ajudar na assimilação da glicose o açúcar permanece no sangue e o pâncreas produz mais insulina para metabolizar esse açúcar. O esforço contínuo do pâncreas pode levar ao esgotamento e a perda da capacidade de produzir insulina, facilitando o desenvolvimento de diabetes, doença causada por excesso de açúcar no sangue.

Por outro lado, o excesso de insulina no sangue aumenta a ação da enzima lipolipase, que bloqueia a queima de gordura. Com isso, além de impedir a assimilação de glicose, a insulina também gera mais acúmulo de gordura, o que favorece o entupimento de veias e o surgimento de doenças cardiovasculares. Entende-se por síndrome metabólica o desequilíbrio em pelo menos três índices quando avaliados circunferência da cintura, pressão arterial, taxa de glicemia (açúcar no sangue), triglicerídeos e colesterol HDL.

homem mede a circunferência da barriga para ver se tem síndrome metabólica

Mulheres com mais de 88 cm de circunferência de cintura e homens com mais de 102 cm devem procurar um médico. O tratamento pode ser feito com endocrinologista ou cardiologista, se houver alguma doença em curso. No entanto, para reduzir o acúmulo de gordura que impede a ação da insulina é preciso realizar um acompanhamento com nutrologista, visando a reeducação alimentar.


clinica leger s�o paulo Clinica Leger Moema São Paulo

 

Clínica Maison Leger Porto Alegre
Clínica Leger Rio de Janeiro
Clínica Leger Recife