Hiperidrose no Couro Cabeludo

Tratamento dos sintomas de hiperidrose no couro cabeludo

Em casos de suor no couro cabeludo, é possível a aplicação de toxina botulínica nas regiões da cabeça e do cabelo, onde há mais concentração de suor. O procedimento pode ser feito no próprio ambiente do consultório médico, sem necessidade de internação. A aplicação não é definitiva, mas por ser uma área onde não há muita movimentação dos músculos os resultados duram mais tempo, geralmente entre oito e 12 meses, podendo ser reaplicado conforme necessidade do paciente e indicação médica.

O suor é um mecanismo do organismo humano com a função de manter e regular a temperatura do corporal, bem como auxilia na eliminação de toxinas, sendo assim, tem papel fundamental para a saúde. No entanto, algumas pessoas sofrem com a produção de suor excessivo, conhecida como hiperidrose. A hiperidrose é, justamente, uma sudorese que ultrapassa a necessidade de termoregulação. Apesar de não causar problemas de saúde propriamente dito, ela pode gerar incômodos na vida social e profissional de uma pessoa, já que muitas vezes ocasiona constrangimento.

A hiperidrose pode se manifestar em qualquer local do corpo e sem uma causa ou motivo aparente. Os lugares mais comuns são as axilas, mãos, pés, rosto e couro cabeludo. Em qualquer um desses lugares é possível fazer tratamentos que diminuam em grande quantidade esse excesso de suor. A forma mais conhecida de solução desse problema é através de uma intervenção cirúrgica, chamada simpatectomia, que remove cirurgicamente o nervo simpático, um dos responsáveis pelo suor excessivo. No entanto, esse método antigo pode trazer algumas complicações e, por isso, é usada somente em casos muito específicos e necessários. Contudo, um método eficiente e sem necessidade de cirurgia é a aplicação de toxina botulínica nos locais onde os pacientes relatam o suor em excesso.