Cuidados com a saúde íntima

Ginecologista deve ser consultado no mínimo uma vez por ano, mesmo que não existam sintomas de doenças. É recomendado visitar o ginecologista em caso de menstruação atrasada, corrimento amarelo ou com mau cheiro, dor durante a relação sexual, sangramento fora da menstruação ou dor ao urinar.

O exame de papanicolau é fundamental para identificar alterações no útero e prevenir o câncer. A consulta ajuda a manter a saúde da região íntima contribuindo para o sexo seguro, prevenção e tratamento de doenças como sífilis e gonorreia.

Tratamento ginecológico

Existem alguns sintomas que devem ser observados constantemente, podendo indicar problemas de saúde e justificar uma conversa com o ginecologista. Um atraso na menstruação, por exemplo, não é obrigatoriamente um sinônimo de gravidez. O ciclo também pode ser alterado quando ocorrem problemas no aparelho reprodutor como ovário policístico ou endometriose. A menstruação também pode atrasar em caso de problema na tireoide e estresse. O anticoncepcional também influencia, mudar de remédio ou ou deixar de usá-lo pode interferir na menstruação.

No caso de corrimento amarelo ou com mau cheiro é preciso avaliar a possibilidade de infecção, como vaginose, gonorreia, clamídia ou tricomoníase. Coceira e dor ao urinar também podem ser sintomas. Dor durante a relação sexual pode indicar falta de lubrificação ou diminuição da libido, que entre outras causas pode ser fruto do stress e uso de antidepressivos. Problemas como vaginismo ou infecções vaginais também causam dor durante o ato e quando aparecem geralmente estão ligadas à menopausa ao período pós-parto. Mulheres com sintomas da menopausa, ressecamento vaginal e outros problemas do climatério que não podem ou não querem realizar terapia hormonal tem como alternativa o tratamento a laser para rejuvenescimento vaginal.

O sangramento fora do período menstrual nem sempre é um problema grave. Ele pode ocorrer depois de um exame ginecológico, como papanicolau e também durante os primeiros 2 meses após trocar anticoncepcional. Em outros casos o sangramento pode indicar a presença de pólipos no útero e até gravidez, se ocorrer de 2 a 3 dias depois do contato íntimo.

A infecção urinária manifesta-se normalmente por dor ao urinar, e é caracterizada também por urina turva, aumento da frequência em urinar ou dor no abdômen. Na manifestação de qualquer anormalidade na região íntima procure a ginecologista.